Coordenador : José Raphael Bokehi
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389598.2199.51884.21022023
Departamento/Setor: TCC
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Idosos devidamente cadastrados no Projeto UFF ESPAÇO AVANÇADO – Trabalho social com Idosos: Processos Participativos na Construção da Cidadania
Local de atuação: Laboratório de Ensino do Instituto de Computação da UFF e/ou de forma remota
Objetivo
Geral - Possibilitar a democratização do acesso às tecnologias da Informação para pessoas idosas Específicos - Eliminar o receio ao uso do computador e smartfone e estimular a utilização das ferramentas de Tecnologia da Informação; - Apresentar os conceitos básicos da informática e da internet; - Promover a compreensão e capacitar para a utilização de processadores de texto, planilhas eletrônicas, software de apresentação e dos principais recursos da internet. - Promover a compreensão e capacitar para a utilização de aplicativos em smartfone.
Resumo
Respondendo a um apelo da sociedade, as Universidades vêm, através de seus programas de Extensão Universitária, ampliando seus benefícios a uma parcela da população que antes ficava à margem da vivência universitária. Os programas de apoio à terceira idade são reflexos desta tendência. O programa de extensão PROJETO INCLUIR justifica-se pela necessidade de ampliar a atuação de outros projetos de extensão através da utilização de computadores e pela necessidade de estender o conhecimento em informática e o acesso à tecnologia a um público que, por motivos sócio-culturais e/ou econômicos se viu à margem da informatização da sociedade. O projeto visa identificar nos projetos parceiros situações em que a tecnologia possa ser utilizada ativamente pelo público alvo. Sobre estas necessidades concretas são planejados os conteúdos dos cursos e oficinas. A familiarização e o aprendizado da tecnologia decorrem do exercício prático com o objetivo de suprir uma necessidade real do grupo.